Destaques Saúde

Passos já aplicou 5,4 mil doses da vacina antigripe

27 de março de 2020

PASSOS- O número de doses de vacinas aplicadas contra a gripe Influenza (H1N1), em Passos, atingiu 5,4 mil unidades na primeira semana da campanha de imunização, que teve início na última segunda-feira. Na região, em alguns municípios, as doses acabaram em dois dias. Hoje, na Praça do Rosário, e na avenida Arouca serão montados sistemas de vacinação por “drive thru”, onde as pessoas são imunizadas dentro de seus carros para evitar aglomerações e a propagação do novo coronavírus. A campanha também vai imunizar contra o sarampo.
Segundo a enfermeira referência-técnica de imunização, Priscila Soares Corrêa Faria, o município recebeu, na última semana, 5.400 doses que já foram aplicadas nos idosos e profissionais de saúde. São disponibilizadas doses limitadas por semana e, nesta, a cidade recebeu mais 3.400 doses que vão ser destinadas para dar continuidade nas vacinações em domicílio, principalmente dos acamados, e para as ações que o município vai realizar.
“Aqui em Passos, nós temos aproximadamente 13.500 idosos e mais de 3.000 profissionais da área da saúde. Então, como estamos recebendo a vacina fracionada, não tem como vacinar a população em uma semana. Vai chegar vacina para todo mundo, só que vai chegar em pequenas quantidades. Cada semana vamos traçar estratégias diferentes para ver se conseguimos vacinar todo mundo”, explicou a enfermeira.
Além da vacinação em casa, os idosos vão poder se imunizar no “drive thru” que vai ser realizado nesta sexta-feira, 27, na Praça do Rosário, das 8h as 16h. A ação é uma estratégia adotada em vários municípios para evitar aglomerações em unidades de saúde e combater a transmissão do novo coronavírus. No “drive thru”, os idosos vão até a praça de carro e são vacinados pela janela, não sendo necessário descer do carro.
Segundo informações da prefeitura, a administração adotou a nova estratégia visando desafogar a concentração de pessoas nos postos de saúde. Os idosos, com 60 anos ou mais, devem comparecer na praça portando o cartão de vacinação e documento com foto para garantir a vacina. Já os idosos que forem realizar o saque do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também podem receber a imunização na própria avenida Arouca, das 8 às 11 horas, seguindo as mesmas orientações. De acordo com a administração, a vacinação domiciliar permanece e a orientação é para que os idosos não procurem as salas de vacina, evitando assim o risco de transmissão da covid-19.

Vacinação de rotina

A vacinação de rotina, principalmente das crianças, foi adiada até dia 15 de abril por recomendação do Ministério da Saúde, como prevenção à pandemia do coronavírus. Como explicou Priscila, a medida é para evitar a circulação das crianças, pois elas “podem ser portadores assintomáticos, ou seja, portarem o vírus da covid-19 e não apresentarem sintomas. Elas são disseminadores dessas doenças respiratórias, tanto da covid quanto da H1N1. É para evitar uma possível disseminação de vírus que causam doenças respiratórias”, afirma.