Destaques Saúde

Prefeitura fala sobre o coronavírus em Paraíso

26 de março de 2020

S.S. PARAÍSO – Em entrevista concedida na tarde de terça-feira, 24, o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo de Oliveira, o secretário de Saúde, Wandilson Bícego, e a coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Daniela Cortez, falaram sobre os casos casos suspeitos de covid-19 e as medidas que o município tem tomado para evitar a proliferação do novo coronavírus. Até a tarde de ontem, 25, eram 96 casos suspeitos e um descartado.
Na coletiva, transmitida pelas redes sociais da prefeitura, Walker Américo explicou que o número de casos suspeitos de coronavírus em Paraíso subiu tanto porque, desde a última segunda-feira, o Ministério da Saúde adotou um novo protocolo de notificações para a doença. “Como o Brasil se tornou uma área de transmissão comunitária, todos os casos que apresentarem sintomas de gripe relacionado ao covid-19, tendo ou não viajado para o exterior, contato ou não com casos suspeitos, serão notificados”, disse.
De acordo com o secretário de Saúde, Wandilson Bícego, as ações da pasta têm sido baseadas em planejamento realizado pelos profissionais da área. Segundo as estimativas da secretaria, as notificações devem aumentar consideravelmente nos próximos 45 dias e só devem cair a partir de 30 de abril. “Esse pico está nas mãos da população, ele pode ser maior ou menor, precisamos muito da participação da população tomando as medidas preventivas”, lembrou.
Questionada sobre o perfil dos casos suspeitos no município, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Daniela Cortez, declarou que um estudo que já foi realizado pelo departamento será divulgado nos próximos dias, entretanto, adiantou que a maioria das pessoas que procuraram os centros de saúde com sintomas do novo coronavírus tem menos de 50 anos de idade. Ela afirmou que os casos notificados são monitorados pelos profissionais da Saúde e que todos estão em isolamento domiciliar. “No isolamento domiciliar, a pessoa é colocada em um quarto reservado do restante da família e o contato só pode ser feito com um familiar, que deve usar máscara, luvas. E orientamos que seja mantida a higiene necessária. Essa medida é para que consigamos manter o isolamento e não transmissão no município. Hoje ainda conseguimos fazer esse acompanhamento porque o volume de casos ainda é pequeno”, explicou.
Sobre os cuidados com pacientes contaminados pelo coronavírus e que estejam em estado mais grave, Bícego garantiu que a Santa Casa de Paraíso conta com 160 leitos disponíveis, além de 60 ventiladores mecânicos, sendo que 20 deles estão no Centro de Terapia Intensiva (CTI) para adultos e dez na infantil e neonatal. “Tudo vai depender do comportamento da população, vamos trabalhar para que não precisemos utilizar esses leitos e equipamento. A Santa Casa já separou dois leitos de CTI para isolamento com equipamentos específicos para casos de extrema urgência. Nós temos mais oito leitos de isolamento dentro da Santa Casa e 22 leitos de retaguarda preparados para caso haja surto da doença”, completou o secretário.
Ainda a respeito dos possíveis casos mais graves, Walker Américo disse que a Santa Casa está pronta para receber os pacientes e comunicou que a Câmara deve disponibilizar recursos a fim de que a prefeitura possa comprar testes rápidos, que ajudarão a Secretaria de Saúde a controlar a situação do Covid-19. “Isso facilita a nossa vida e também nos tranquiliza com relação a esse número de casos suspeitos que vêm
aumentando”.
Perguntado a respeito do fechamento das entradas da cidade, o prefeito enfatizou que não seguirá o exemplo de municípios vizinhos e manterá os acessos abertos. Segundo ele, a decisão foi tomada para não impedir o abastecimento da cidade. Por fim, o líder do Poder Executivo explicou que a prefeitura não tomará nenhuma medida mais severa em relação às pessoas que estão desrespeitando as medidas de prevenção e permanecem nas ruas. “O que temos feito, é de forma parceria com a Guarda Municipal e Polícia Militar, e também por meio de anúncios de som na cidade, é orientar para que as pessoas fiquem em casa, principalmente se estiverem gripadas. Se essa pessoa estiver com sintamos gripais, ela pode notificar o seu chefe para se recolher. Por enquanto, não vamos tomar nenhuma medida de multar, uma vez que o povo está precavendo-se”, concluiu.

Número de suspeitas sobe para 334

PASSOS – O número de casos suspeitos de covid-19 na região, calculado com base em boletins diários divulgados por prefeituras em redes sociais oficiais dos municípios, chegou a pelo menos 334 nesta quarta-feira. Passos, com 143 notificações, e São Sebastião do Paraíso, com 96, representam 71% dos registros. Até a última terça-feira, dados divulgados pelas administrações somavam pelo menos 216 suspeitas na região.
Com base nos dados divulgados pelas prefeituras entre terça-feira e ontem, Itaú de Minas aparece em terceiro lugar, com 17 casos suspeitos, seguido por Carmo do Rio Claro (16) Cássia (14), Santo Tomás de Aquino (11), Ibiraci (11), Guapé (5) Piumhi (4), Claraval (3), Nova Resende (3), São José da Barra (3), Claraval (3), Bom Jesus da Penha (2), Jacuí (2), Fortaleza de Minas (2) e Pratápolis (1).
Na última terça-feira, em Carmo do Rio Claro, segundo informações da prefeitura, um morador da zona rural deu entrada no Hospital São Vicente de Paulo com sintomas de covid-19. Ele havia tido contato com parentes de outros estados e apresentava febre alta, falta de ar, tosse persistente e foi transferido para a Santa Casa de Passos, onde, segundo a informações da prefeitura do Carmo, aguarda vaga para o Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Isolamento social

Ontem, prefeituras de alguns municípios da região divulgaram, em suas páginas oficiais em redes sociais, comunicados reforçando as orientações para que a população siga as determinações sobre o isolamento social. A alguns deles, os comunicados citam o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, feito na última terça-feira, e reafirmam as políticas de restrições adotadas pro decretos municipais e pelo governo de Minas.
“Diante do pronunciamento do Exmo. Presidente da República, Sr. Jair Messias Bolsonaro, sobre abandonar o isolamento, bem como todas as medidas de prevenção adotadas até agora contra o Coronavírus, o Município (Carmo do Rio Claro) vai continuar com todas as ações desenvolvidas até o momento”, informa uma nota oficial divulgada pela Prefeitura de Carmo do Rio Claro.
Em Piumhi, a prefeitura também divulgou informação sobre a manutenção das medidas adotadas para enfrentar a pandemia de coronavírus pelo município.
O prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, divulgou, ontem, um vídeo no Facebook oficial da Prefeitura, onde afirma que todos os decretos com as restrições adotadas pela administração estão em vigor. “Todos os decretos continuam em vigor respeitando, sim, orientações do governo federal, do governo estadual. Estamos aguardando orientações para continuarmos nesse trabalho que foi feito pelo município de Passos. Sabemos das dificuldades, aí, que vamos sofrer com a economia do país. Mas, o mais importante nesse momento é pensarmos nas vidas”, afirma o prefeito, que também diz esperar repasses dos governos do Estado e Federal.
Segundo Renatinho, a administração poderá analisar uma retomada, já na próxima semana. “Com os decretos em vigor, podemos também analisarmos em retomada, já na próxima semana. Queremos a compreensão de toda a população e ajuda. Ficamos em isolamento domiciliar”, disse. O prefeito estava acompanhado de representantes da UPA, Santa Casa e do setor de infectologia, que reforçaram a necessidade das medidas de prevenção ao coronavírus.